6º Boletim do Observatório de Turismo da Paraíba – Agosto/2023 (.pdf) (Visualização dos Dados)
(Clique no link para acessar o Relatório de Pesquisa de Demanda Turística em Bananeiras-PB 2023)
Apresentação
O Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB), vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresenta a 6ª edição do Boletim do Turismo Paraibano, referente à realização de pesquisa sobre a demanda turística de Bananeiras-PB, realizada no período de 14 de julho a 28 de agosto de 2023. Este trabalho foi realizado graças à parceria do OTPB com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (SECTIES), o Programa Parque Tecnológico Horizontes de Inovação (PTHI) e a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPESQ) da Paraíba.
A cidade de Bananeiras, situada no estado da Paraíba, destaca-se como um encantador destino turístico, atraindo visitantes com sua atmosfera tranquila, riqueza histórica e belezas naturais. No coração do Brejo Paraibano, a cidade oferece uma experiência única, combinando patrimônio cultural, diversidade ambiental e hospitalidade.
Metodologia
Esta pesquisa foi organizada e conduzida pelo Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB), abordando as demandas do turista (perfil do visitante/ turista), qualificação do destino turístico e avaliação de equipamentos turísticos em Bananeiras. As informações coletadas são relevantes para que o município e os empreendimentos turísticos, que se localizam na região, conheçam os turistas que frequentam o seu município.
Esta pesquisa foi realizada no município de Bananeiras no período de 14 de julho a 28 de agosto de 2023. A aplicação do questionário foi conduzida pela equipe do Observatório do Turismo da Paraíba (OTPB),
que orientou o acesso ao formulário disponível formato online, via link do Google Forms ou acesso por QRCode disponibilizado para os empreendimentos de meios de hospedagem em Bananeiras.
Com o intuito de assegurar a confiabilidade dos dados coletados, a amostra foi calculada a partir do quantitativo de visitantes/turistas informados pela Secretaria Municipal de Turismo de Bananeiras, considerando 116 questionários respondidos e validados pela equipe do OTPB, com nível de significância de 95% e margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.
Quanto ao tratamento dos dados se aplicou o método estatístico e análise de dados para extrair tendências e correlações que possam fornecer insights valiosos para orientar estratégias futuras no turismo de Bananeiras.
A análise de dados foi realizada pelo Power Business Intellgence (BI), que viabilizou a apresentação e a interpretação dos dados, conferindo uma abordagem mais dinâmica e interativa para os interessados, sejam eles gestores públicos, empresários do setor turístico ou pesquisadores.
O Power BI permite uma visualização dinâmica e interativa dos dados coletados na pesquisa, como gráficos, tabelas e mapas interativos que proporcionam uma compreensão mais rápida e intuitiva das tendências, padrões e características da demanda turística de Bananeiras.
Para acessar os resultados da pesquisa QUALI-QUANTITATIVA, aplicada aos visitantes de Bananeiras-PB, acesse o link disponível na plataforma do Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB).
Para visualização dos Dados no Power BI, clique AQUI
Na interface, serão encontrados dois ícones localizados à esquerda: i) “Perfil dos Turistas” e ii) “Avaliação do Turista” (englobando meios de hospedagem e a experiência no destino Bananeiras como um todo). Ambos os ícones oferecem a opção de aplicação de filtros, tais como: gênero, faixa etária, escolaridade e renda mensal/individual (iv). Em outras palavras, ao escolher um ou todos esses filtros, os resultados serão automaticamente reorganizados de acordo com as preferências do pesquisador, proporcionando uma visualização personalizada dos dados.
5º Boletim do Observatório de Turismo da Paraíba – Dezembro/2022 (.pdf / .xlsx)
Avaliação dos Eventos da Rota Cultural Raízes do Brejo 2022
Clique <<AQUI>> ou no título do boletim para baixá-lo.
Apresentação
O Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB), vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresenta a 5ª edição do Boletim do Turismo Paraibano, referente à realização de pesquisa sobre a Rota Cultural Raízes do Brejo, realizada no período de 23 de setembro a 11 de dezembro de 2022, junto ao Brejo Paraibano. Esse trabalho foi realizado graças à parceria do OTPB com a Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba (SETDE-PB) e com o Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano.
A pesquisa foi aplicada nos 10 municípios que compõem a Rota Cultural Raízes do Brejo: Belém – 23 a 25 de setembro; Alagoinha – 07 a 09 de outubro; Duas Estradas – 14 a 16 outubro; Lagoa de Dentro – 21 a 23 de outubro; Serra da Raiz – 04 a 06 de novembro; Borborema – 11 a 13 de novembro; Dona Inês – 18 a 20 de novembro; Guarabira – 25 a 27 de novembro; Pirpirituba – 02 a 04 de dezembro; Pilõezinhos – 09 a 11 de dezembro.
A Rota Cultural Raízes do Brejo é um produto turístico já consolidado, criado pelo Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, maior região turística da Paraíba em número de municípios, que segue as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo (MTur). Essa rota é de grande importância socioeconômica para a região e para o turismo paraibano.
Metodologia
Esta pesquisa foi organizada e conduzida pelo Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB), abordando as demandas do turista (perfil do visitante/turista), qualificação do destino turístico e avaliação dos eventos realizados na Rota Cultural Raízes do Brejo. As informações coletadas são relevantes para que os empreendimentos turísticos, que se localizam na região, conheçam os turistas que frequentam os seus municípios.
Essas informações irão auxiliar os gestores na tomada de decisões sobre planejamento, desenvolvimento de projetos, promoção e divulgação dos destinos turísticos, tanto pelo setor público como pelo setor privado. O gestor terá informações para otimizar seus investimentos em marketing e na melhoria de serviços oferecidos, otimizando o tempo e o investimento financeiro. Dessa forma, poderá criar experiências turísticas marcantes para os visitantes.
A pesquisa aplicada foi do tipo qualitativa e quantitativa, por amostragem, para os visitantes dos municípios que compõem a Rota Cultural Raízes do Brejo. Foram obtidas 282 respostas validadas.
Na abordagem sobre o perfil do visitante/turista, qualificação do destino turístico e avaliação dos eventos da Rota Cultural Raízes do Brejo destacamos a percepção dos consumidores sobre a qualidade dos produtos, serviços e hospitalidade, bem como a cultura do destino turístico.
Para acessar os resultados da pesquisa QUALI-QUANTITATIVA, por cidade, aplicada aos visitantes de Raízes do Brejo 2022, acesse a plataforma do Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB)
4º Boletim do Observatório de Turismo da Paraíba – Setembro/2022 (.pdf / .xlsx)
Avaliação dos Eventos da Rota Cultural Caminhos do Frio 2022
Clique <<AQUI>> ou no título do boletim para baixá-lo.
Apresentação
O Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB), vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresenta a 4ª edição do Boletim do Turismo Paraibano, referente a realização de pesquisa sobre a Rota Cultural Caminhos do Frio, realizada no período de 04 de julho a 04 de setembro de 2022, junto ao Brejo Paraibano. Esse trabalho foi realizado graças à parceria do OTPB com a Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba (SETDE-PB) e com o Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano.
A pesquisa foi aplicada nos municípios que compõem a Rota Turística/Cultural Caminhos do Frio: Areia (4 a 10 de julho), Pilões (11 a 17 de julho), Matinhas (18 a 24 de julho), Solânea (25 a 31 de julho), Serraria (1º a 7 de agosto), Alagoa Nova (8 a 14 de agosto), Remígio (15 a 21 de agosto), Bananeiras (22 a 28 de agosto) e Alagoa Grande (29 de agosto a 4 de setembro).
A Rota Cultural Caminhos do Frio é um produto turístico já consolidado, criado pelo Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, maior região turística da Paraíba em número de municípios, que segue as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo (MTur). Essa rota é de grande importância socioeconômica para a região e para o turismo do Estado da Paraíba.
Metodologia
Esta pesquisa foi organizada e conduzida pelo Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB), abordando as demandas do turista (perfil do visitante/turista), qualificação do destino turístico e avaliação dos eventos realizados na Rota Cultural Caminhos do Frio. As informações coletadas são relevantes para que os empreendimentos turísticos, que se localizam na região, conheçam os turistas que frequentam os seus municípios.
Essas informações irão auxiliar os gestores na tomada de decisões sobre planejamento, desenvolvimento de projetos, promoção e divulgação dos destinos turísticos, tanto pelo setor público quanto do privado. Pois, o gestor terá informação para direcionar suas postagens ao potencial visitante/turista, otimizando o tempo e o investimento financeiro. Dessa forma, poderá criar experiências turísticas marcantes para os visitantes.
A pesquisa aplicada foi do tipo qualitativa e quantitativa, por amostragem, para os visitantes dos municípios que compõem a Rota Cultural Caminhos do Frio. Foram obtidas 1411 respostas validadas
Na abordagem sobre o perfil do visitante/turista, qualificação do destino turístico e avaliação dos eventos da Rota Cultural Caminhos do Frio destacamos a percepção dos consumidores sobre a qualidade dos produtos, serviços e hospitalidade, bem como a infraestrutura do destino turístico.
Para acessar os resultados da pesquisa aplicada aos visitantes de CAMINHOS DO FRIO. Acesse o link: https://1drv.ms/x/s!Av_VMvOI2n1Egy-4UjQyJPfNSGLu?e=CfSBKn
Você, também, pode encontrar todas essas informações no arquivo (Resultados da Pesquisa Aplicada aos Visitantes de CAMINHOS DO FRIO 2022), disponível na plataforma do Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB) em:
ou baixe o documento .xlsx:
3º Boletim do Observatório de Turismo da Paraíba – Maio/2022
Avaliação da Expo Turismo Paraíba 2022
Clique <<AQUI>> ou no título do boletim para baixá-lo.
O Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB) vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresenta a 3ª edição do Boletim do Turismo Paraibano referente à realização de pesquisa sobre a 1ª Expo Turismo Paraíba, realizada nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2022, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo em João Pessoa na Paraíba. O evento é fruto de parcerias entre o Governo do Estado da Paraíba, JPAC&VB, FECOMERCIO/SESC/SENAC e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PB).
Durante a programação da 1ª Expo Turismo Paraíba, ocorreram as exposições de produtos, serviços e a produção associada ao turismo de 58 cidades que compõem as 12 regiões turísticas da Paraíba, como: BREJO, CARIRI, CURIMATAÚ, COSTA DAS FALÉSIAS, ROTA SANHAUÁ, SERIDÓ, SERRA DA BORBOREMA, TRILHA DOS POTIGUARA, VALE DO MAMANGUAPE, VALE DO PARAÍBA, VALE DOS SERTÕES e VALE DOS DINOSSAUROS. Além das apresentações sobre produtos, destinos, rotas e roteiros turísticos; rodadas de negócios; Convention Bureau Summit MICE; caravanas de empresários; visitas técnicas e apresentações culturais.
A Expo Turismo Paraíba procurou integrar no mesmo ambiente empresas formalizadas do segmento de turismo e empresas do segmento da produção associada ao turismo, que compõem as experiências dos produtos, rotas e roteiros paraibanos, como: instituições públicas, meios de hospedagem, agências de viagens e operadoras de turismo, profissionais do mercado MICE, trade turístico e profissionais da imprensa que expuseram os seus portfólios de produtos e serviços turísticos de vivências e experiências, visando promover o turismo em todas as regiões turísticas da Paraíba.
Metodologia
A pesquisa realizada foi sobre avaliação da satisfação dos expositores e dos visitantes da 1ª Expo Turismo da Paraíba, organizada e conduzida pelo Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB). A pesquisa aplicada foi do tipo qualitativa e quantitativa, por amostragem, para 90 expositores, com amostra de, aproximadamente, 500 negócios ou produtos turísticos. Foram obtidas 91 respostas, o que representa, aproximadamente, 1/5 dos negócios apresentados na Expo Turismo Paraíba. A amostra da pesquisa foi bem diversificada entre os municípios representantes das 12 regiões turísticas da Paraíba.
Quanto à pesquisa aplicada aos visitantes do evento, esta contou com 134 respondentes, dentro do universo de, aproximadamente, 3000 pessoas que abrilhantaram o evento com a sua presença.
Tanto as pesquisas de avaliação da satisfação dos expositores como dos visitantes foram aplicadas nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2022, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo em João Pessoa na Paraíba.
O questionário foi disponibilizado através do Google Formulários e os respondentes puderam ter acesso a ele por E-mail, WhatsApp, QRCode ou endereço de acesso a pesquisa na plataforma do OTPB. O questionário foi também aplicado presencialmente, por uma equipe constituída por 2 coordenadores de pesquisa e 10 pesquisadores colaboradores do Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB) que abordavam os respondentes durante a exposição de produtos ou serviços turísticos e produção associada ao turismo. Os pesquisadores do OTPB também abordavam os visitantes nos intervalos das palestras, das rodadas de negócios ou das apresentações culturais.
Os resultados desta pesquisa estão disponíveis na plataforma do Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB). Para mais informações, acesse:
Metodologia
Esta pesquisa foi coordenada pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) e conduzida pelo Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB), abordando as demandas de avaliação da qualidade dos serviços turísticos na Paraíba.
A pesquisa aplicada foi do tipo qualitativa e quantitativa, por amostragem, em 28 atrativos turísticos distribuídos pelas 12 regiões turísticas da Paraíba. Ressaltamos que os formulários foram distribuídos somente por e-mail e grupos de WhatsApp. Foram obtidas 85 respostas válidas. Para acesso ao resultado completo desta pesquisa, clique no link do Dashboards:
https://www.questionpro.com/t/7BmhiPZoQYY
1º Boletim do Observatório de Turismo da Paraíba – Fevereiro/2022
Avaliação do 1º Encontro de Parceiros do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano
Clique <<AQUI>> ou no título do boletim para baixá-lo.
O Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB) vinculado a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresenta a 1ª edição do Boletim do Turismo Paraibano referente a realização de pesquisa sobre o 1º Encontro de Parceiros do Fórum de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano (FTSB-PB), realizado no dia 24.02.2022, no Colégio Santa Rita, em Areia na Paraíba. O evento é fruto de uma parceria com a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-PB).
Durante a programação do 1º Encontro de Parceiros do Brejo Paraibano, houveram as apresentações sobre o Planejamento Estratégico do Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, pelo Presidente do Fórum, Jaime Souza; Painel da Cachaça coordenado pela Gestora de Turismo do Sebrae-PB, Regina Amorim; Palestra Master sobre Desenvolvimento Territorial, com Tânia Zapata; Palestra do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com a Professora Cláudia Brandão, Diretora do Campus do IFPB em Areia; Palestra da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o Professor Manoel Bandeira, Diretor do Campus da UFPB em Areia; Palestra do Governo do Estado com Rômulo Polari, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba (SETDE-PB) e Diretor Presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (CINEP); Palestra da Fecomércio-PB, com o Dr. Marconi Medeiros, Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB).