A Pesquisa Nacional de Avaliação da Qualidade de Serviços Turísticos, com previsão para iniciar em outubro de 2021 foi idealizada pelo professor catarinense, Tiago Savi Mondo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Mestrado em Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Conforme o professor Tiago Savi Mondo, será uma das maiores pesquisas com turistas já realizada no país e proporcionará resultados importantes para a definição de estratégias de gestão dos serviços turísticos.
Esta pesquisa será coordenada pela Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), que utilizará a metodologia Tourqual ®, onde o levantamento dos dados tem o objetivo de diagnosticar a percepção de turistas com relação a qualidade dos serviços prestados em atrativos turísticos dos principais destinos brasileiros. A RBOT pretende apresentar soluções de melhoria para os serviços turísticos brasileiros. Esta pesquisa estará disponível em formulário eletrônico de outubro de 2021 a março de 2022.
O empenho da RBOT é implementar uma metodologia de pesquisa já validada para a avaliação de qualidade de serviços com abrangência nacional.
Os observatórios turísticos de cada estado brasileiro ou observatórios turísticos locais serão os responsáveis pela aplicação e pelo relatório analítico de cada Estado ou Município.
Para Maria Thereza Saez Magalhães, do Observatório de Turismo de Belo Horizonte (OTBH), esta pesquisa possibilitará análises globais, por regiões e por cidades vizinhas, e análises mais robustas, considerando estatísticas descritivas e aplicadas.

Os municípios que quiserem aderir à pesquisa podem entrar em contato com os observatórios turísticos do seu Estado ou Região Turística. Dessa forma, o Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB) vinculado a RBOT informa que as adesões de atrativos turísticos podem ocorrer, continuamente, até 30 de novembro de 2021.
Para mais informações, entre em contato com rbot.rede@gmail.com ou observatorioturismopb@gmail.com

Ajude-nos a avaliar a qualidade dos serviços turísticos de atrativos da Paraíba. Para responder este formulário, acesse o link: https://linktr.ee/TourqualPB

Fonte: RBOT, 2021.


Francisco Coelho Mendes

Francisco Coelho Mendes é Professor Associado do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB. Área de atuação: Administração, Turismo e Hotelaria. Doutor em Ciência, Tecnologia e Inovação (UFRRJ, 2012); Mestre em Administração-Gestão e Estratégia em Negócios (UFRRJ, 2005); Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão do Ensino a Distância (UFF, 2010); Especialização em Supervisão Escolar (UFRJ, 2000); Graduação em Administração (UFAM, 1997). É líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento, Gestão, Hospitalidade, Inovação e Sustentabilidade (GPPGHIS) da UFPB. É Coordenador do Núcleo de Estudos em Planejamento, Gestão, Hospitalidade, Inovação e Sustentabilidade (NEPGHIS). É coordenador do Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB). É coordenador do curso de Bacharelado em Turismo da UFPB. Acesso ao CV: http://lattes.cnpq.br/8184612809361335

1 comentário

Coelho Mendes · 12 de outubro de 2021 às 11:46

Olá! Dia 13.10.2021, quarta-feira, estaremos fazendo o pré-lançamento do Observatório de Turismo da Paraíba na reunião da Câmara Empresarial do Turismo da Paraíba, no SESC CABO BRANCO, às 11:00 horas em João Pessoa – PB.

Apresentaremos a plataforma do OTPB: observatorioturismopb.com.br

Faremos também, o lançamento do cadastro de atrativos turísticos da Paraíba, com acesso pelo menu “atrativos turísticos”, disponível na plataforma OTPB.

Faremos também, o lançamento da pesquisa de avaliação da qualidade dos serviços turísticos da Paraíba, com acesso pelo menu “qualidade dos serviços turísticos”, disponível na plataforma OTPB em parceria com a RBOT.

Qualquer dúvida, fazer contato por e-mail: observatorioturismopb@gmail.com

Desde já, agradecemos a sua colaboração.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Estamos online!
Suporte OTPB
Olá 👋
Como podemos te ajudar?