@observatorioturismopb

Rotas Turísticas/Culturais Caminhos do Frio e Raízes do Brejo farão pesquisas durante o período do evento visando a melhoria da qualidade dos serviços prestados e entender o perfil do turista.

O Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB), vinculado à UFPB, realizará pesquisa de demanda turística (perfil do turista), pesquisa de avaliação de satisfação do visitante e de qualidade dos eventos pertencentes a Região Turística do Brejo nas Rotas Turísticas/Culturais Caminhos do Frio e Raízes do Brejo. Esse trabalho será realizado graças à parceria com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado (SETDE-PB) e com o Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano.
As pesquisas serão aplicadas nos municípios que compõem a Rota Turística/Cultural Caminhos do Frio: Areia (4 a 10 de julho), Pilões (11 a 17 de julho), Matinhas (18 a 24 de julho), Solânea (25 a 31 de julho), Serraria (1º a 7 de agosto), Alagoa Nova (8 a 14 de agosto), Remígio (15 a 21 de agosto), Bananeiras (22 a 28 de agosto) e Alagoa Grande (29 de agosto a 4 de setembro) e nos municípios que compõem a Rota Turística/Cultural Raízes do Brejo: Belém (23 a 25 de setembro), Alagoinha (07 a 09 de outubro), Duas Estradas (14 a 16 outubro), Lagoa de Dentro (21 a 23 de outubro), Serra da Raiz (04 a 06 de novembro), Borborema (11 a 13 de novembro), Dona Inês (18 a 20 de novembro), Guarabira (25 a 27 de novembro), Pirpirituba (02 a 04 de dezembro) e Pilõezinho (09 a 11 de dezembro).
Ambas as rotas são produtos turísticos já consolidados, criados pelo Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, maior região turística da Paraíba em número de municípios, que segue as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo (MTur), e as rotas são de grande importância socioeconômica para a região e para o turismo do Estado da Paraíba.
Na pesquisa de demanda turística (perfil do turista), as informações coletadas são um verdadeiro presente para as empresas turísticas que se localizam na região. As empresas conhecerão os turistas que frequentam a região, o que irá auxiliá-las na tomada de decisões sobre diversas questões, como na promoção e divulgação, no planejamento tanto do setor público quanto do privado, até para as redes sociais, pois o gestor saberá direcionar suas postagens para o turista potencial, otimizando o tempo e o investimento financeiro. Dessa forma, poderá criar experiências turísticas marcantes para os turistas.
Já a pesquisa de satisfação do visitante e de qualidade dos eventos, irá trazer a percepção dos consumidores sobre a qualidade dos produtos, dos serviços, do atendimento ou sobre outros aspectos das empresas localizadas nos municípios pertencentes às duas rotas culturais.
Nesse período, o OTPB elaborará, também, o mapeamento de atrativos turísticos com georeferenciamento para os municípios de Areia e de Bananeiras.
Para o secretário estadual do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rômulo Polari Filho, “ter dados estatísticos sobre o turismo para fins de tomada de decisão e de elaboração de políticas públicas é de suma importância para os destinos turísticos. Assim, o poder público pode investir nos destinos turísticos de forma assertiva e o setor privado poderá criar e ofertar novos produtos e serviços e atender às reais necessidades dos turistas e visitantes”. Estamos muito satisfeitos com essa parceria”, completou Polari.
O Coordenador do OTPB, Professor Dr. Francisco Coelho Mendes, disse que conta com a parceria e a colaboração de todos os municípios e dos empresários que participam das Rotas Turísticas/Culturais Caminhos do Frio e Raízes do Brejo, para que, juntos, possam desenvolver um turismo participativo e colaborativo na Paraíba.
Fonte: Alessandra Lontra, 2022.


Acesse o site e as redes sociais do OTPB:
www.observatorioturismopb.com.br
Instagram: @observatorioturismopb

Confira a programação completa de Caminhos do Frio: www.brejoparaibano.com.br
Siga no Instagram: @caminhosdofriooficial / @brejopb / @setdepb / @turismo.ufpb / @observatorioturismopb / @pbturgovbr / @fecomerciopb / @sebraepb

Visite também: https://www.destinoparaiba.pb.gov.br/


Francisco Coelho Mendes

Francisco Coelho Mendes é Professor Associado do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFPB. Área de atuação: Administração, Turismo e Hotelaria. Doutor em Ciência, Tecnologia e Inovação (UFRRJ, 2012); Mestre em Administração-Gestão e Estratégia em Negócios (UFRRJ, 2005); Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão do Ensino a Distância (UFF, 2010); Especialização em Supervisão Escolar (UFRJ, 2000); Graduação em Administração (UFAM, 1997). É líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento, Gestão, Hospitalidade, Inovação e Sustentabilidade (GPPGHIS) da UFPB. É Coordenador do Núcleo de Estudos em Planejamento, Gestão, Hospitalidade, Inovação e Sustentabilidade (NEPGHIS). É coordenador do Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB). É coordenador do curso de Bacharelado em Turismo da UFPB. Acesso ao CV: http://lattes.cnpq.br/8184612809361335

1 comentário

Coelho Mendes · 2 de julho de 2022 às 22:45

O Observatório de Turismo da Paraíba (OTPB) surge com a proposta de construção conjunta e pactuada entre o poder público, iniciativa privada e a sociedade civil das regiões turísticas da Paraíba para ser um instrumento estratégico participativo e colaborativo, com uma visão de futuro centrada em métodos modernos de captação e análises de dados, com objetivos, estratégias e programas factíveis, contemplando uma aplicação prática baseada nos princípios da sustentabilidade, na inovação dos processos, no alinhamento institucional, em orçamentos adequados, em comunicação interna e externa eficiente e eficaz, e no uso racional do patrimônio histórico-cultural, visando apoiar a tomada de decisão e o planejamento público e privado de regiões turísticas da Paraíba.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Estamos online!
Suporte OTPB
Olá 👋
Como podemos te ajudar?